Paredes
|As paredes podem ser levantadas com lajotas, tijolos ou blocos de concreto, você mesmo pode prever quantos milheiros vai precisar. Faça as contas e veja como os blocos de concreto rendem mais, por exemplo:- nos blocos de concreto (10cmx20cmx40cm) são 13 blocos por m2, já os tijolos de barro maciço (5cmx10cmx20cm) serão gastos 92, os tijolos de cerâmica de seis ou oito furos de (10cmx20cmx20cm) serão gastos 23 tijolos.
Por aí, você já vê a diferença dos gastos e do rendimento do serviço. Os blocos de concreto proporcionam mais vantagens do que os tijolos de barros, uma delas é que esses blocos são maiores que os tijolos de barro e de cerâmicos comuns, o que aumenta a produtividade na obra.
Eles também proporcionam a passagem das tubulações de rede elétrica e hidráulica, diminuindo o desperdício do material, ao construir as paredes não se esqueça dos vãos das portas e janelas. Use uma viga na primeira fiada de blocos acima do vão, essa viga pode ser pré-montada ou feita no local, viga deve ter no mínimo, 20 cm a mais para cada lado do vão.
Além disto, tem outros problemas que devemos nos acautelarmos ao construirmos uma parede, para que não venha
ter nenhum tipo de problemas no futuro.
Problemas de uma Parede mal executada
Existem regras para se seguir ao começar fazer uma parede, não é só pegar e sair levando a mesma. Primeiramente tem que ter uma boa fundação, para que não fique solta na chão e venha cair.
Existem outros quatro elementos de que um bom pedreiro deve saber ao executar este serviço, eles são fundamentais para tais tarefas, como o alinhamento, o prumo, o nível e o esquadro. Seguindo estes passos e fazendo-os corretamente a sua parede sairá perfeita.
Agora! Caso não siga estes quatro itens, você terá alguns problemas como:
- Desperdício na hora de rebocar a parede, caso ela esteja fora do prumo
- Vai ter uma grande sobra de recortes de pisos ou porcelanatos pelo fato das paredes estarem fora do alinhamento e do esquadro e outros como trinca e fissura. Estes são alguns problemas que podem tornar a sua obra mais cara, devido o fato dos custos que você terá ao ter que corrigir os problemas que aparecerão no decorrer de sua construção.