Lavabo

O lavabo é o menor ambiente de uma residência, costuma ter em media de 2 a 5 metros de área, em um projeto de casa pequena geralmente não incluem este espaço para um lavabo, porque ficaria meio invalido devido ao tamanho da casa, porém, em uma casa cujo seu interior é maior, nós já podemos incluir o lavabo no projeto da construção, de forma que as visitas possam utilizar o lavabo para lavar as mãos antes do jantar ou almoço.

Quando falamos em lavabo, nós não podemos compará-lo com um banheiro, porque ele não tem chuveiro e também porque ele é bem menor, e muita das vezes ele é deixado de lado no projeto, exatamente por causa do seu tamanho que é muito pequeno. Isto é um grande equivoco, porque nos últimos anos o lavabo tornou-se um espaço muito importante em uma residência. E por ser um espaço social de grande exibição devemos ter um projeto muito bem planejado, pois, um lavabo bonito e sofisticado é sinônimo de boa impressão para as visitas que lá estiverem.

Em questão dos materiais que são utilizados em um lavabo, eles podem variar desde a madeira até chegarmos ao inox, como o lavabo é muito pequeno devemos usar espelhos, vidros e outros materiais translúcidos, isto ajuda a dar uma sensação de grandeza, de um espaço maior, temos que ter em mente também a circulação do lavabo para facilitar o caminho em que as pessoas irão passar. Há casos em que o profissional prefere mudar a abertura da porta do lavabo para a área externa da casa, com isto o espaço da área útil de dentro do lavabo fica maior, porém vale salientar que: uma porta que fica abrindo para fora não é muito aconselhável, pois, pode causar algum tipo de acidente.

Além dos cuidados que temos que ter devido ao seu espaço, também temos que dar uma grande atenção na parte da iluminação que deve ser bem projetada, o lavabo por ser pequeno, nós podemos adaptar apenas pontos de luzes focados no vaso sanitário e na bancada, só tenha cuidado na escolha das lâmpadas, utilize uma iluminação indireta por meio de arandelas, isto também é uma boa escolha que você pode estar fazendo. O lavabo tem uma vantagem em ser pequeno, pois, em se tratando de decorar fica mais fácil e você pode ser mais ousado nesta parte que não vai ficar tão caro assim por serem pequenos, os gastos serão menores.

Você pode estar usando o granito, pedra de mármore, cimento queimado como acabamento na parte da bancada para colocar a pia, a torneira pode ser de vidro, as paredes podem ser  com textura ou com acabamentos de pedras decoradas, isto você pode escolher a seu gosto e imaginação, com muita sofisticação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *