Lampada

Muito utilizada e muito importante para nós nos tempos atuais, a lâmpada incandescente que é também conhecida por lâmpada elétrica, é um dispositivo elétrico que transforma a energia elétrica em energia luminosa que por sua vez em energia térmica. As lâmpadas incandescentes funcionam a baixas pressões, fazendo com que o gás rarefeito venha funcionar com um isolante térmico, porque o gás quando recebe energia, tende a expandir antes de esquentar, e porque a energia dada a este gás é muito grande (de 2800°C a 3000°C) acaba se expandindo ao Maximo e com isto começa então a transmitir a energia a ele dada, se acaso não houvesse esse mecanismo, nós não conseguiríamos conter os 3000°C dentro de um globo de vidro sem fundi-lo como também os outros materiais que fazem parte do sistema de uma lâmpada.

A lâmpada funciona do seguinte modo:

– quando você aciona um interruptor, a corrente elétrica passa pela lâmpada através de duas gotas de solda de prata que se localiza na parte inferior da lâmpada, logo em seguida nos fios a de cobre que se acham fixados dentro de uma coluna de vidro, no meio das duas extremidades dos fios de cobre tem uns fios de cobre estende-se outro fio muito fino denominado de filamento, neste caso quando a corrente passa por este ultimo processo, torna-o incandescente produzindo com isto a luz. Apesar do requinte exclusivo, que proporciona a luminosidade muito mais aconchegante em ambientes, e sem falar na durabilidade que tem, com exceção dos clicks que se dá no interruptor isto faz com que o rendimento dela seja mínimo.

Atualmente temos vários modelos de lâmpadas no mercado como Led, emergência, fluorescentes, lâmpadas alógenas e outros modelos, umas que clareiam mais e outras que clareiam menos, isto vai variar conforme a densidade que ela tem 40 w, 60 w e por aí vai, verifique qual a Tensão em que você está ligando a lâmpada (110 v ou 220 v) para que não venha queimar a lâmpada. Conecte os fios certos na hora de fazer a instalação da rede, como também à distribuição se necessário chame um profissional no assunto que esteja qualificado e que possa fazer o serviço, no caso da lâmpada com o interruptor.

Ligue uns dos fios do bocal da lâmpada, no neutro, em seguida ligue o outro fio do bocal numa das extremidades do interruptor que servirá como retorno, depois ligue a outra extremidade do interruptor na fase (positivo ou negativo), o bocal é ligado no neutro para facilitar a roca das lâmpadas quando vier a queimar, evitando possíveis choques. Outras lâmpadas são diferentes, utilizam soquetes, reator e outros, são maneiras diferentes de se instalar uma lâmpada, porém, o sistema de se instalar na rede é o mesmo (positivo e negativo). Quando você for construir já procure um profissional nesta área (eletricista) e já deixe tudo acertado para fazer a instalação de sua casa, com isto você vai estar um passo a frente de sua obra e o seu serviço sairá com mais qualidade, pois, poderá planejar com mais atenção aonde vão os conduites, quantas lâmpadas vão a sua casa para satisfazer a luminosidade que é precisa e adequada para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *