Download!Download Point responsive WP Theme for FREE!

Engenharia

A engenharia é uma ciência e uma profissão que ajuda o profissional desta área a aplicar os conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos  na criação e aperfeiçoamento de suas atividades  como também na implementação de utilidades de materiais, estruturas, maquinas , aparelhos ou processo que realizem um determinada função, ela leva o profissional a um aperfeiçoamento e um conjunto de técnicas de implementação que os leva as suas realização com ênfases e com grande profissionalismo.

  Nos processos de criação, aperfeiçoamento e implementação, a engenharia conjuga os vários conhecimentos especializados no sentido de garantir suas tarefas, tendo em conta uma sociedade, as técnicas utilizadas, procurando trabalhar em paralelo com a economia e com o meio ambiente que nos acompanha no nosso dia a dia. Ela é uma ciência bastante abrangente que envolve  uma série de atividades mais especializadas em que cada qual com uma ênfase mais específica em determinados campos de aplicação e em determinados tipos de tecnologia, é uma ciência bastante ampla. É uma ciência que vem lá da antiguidade, ou seja, foi a partir do desenvolvimento das invenções como a polia, a alavanca e a roda, invenções estas que foram fundamentais para o nosso desenvolvimento e fazem parte da engenharia.

Com o passar do tempo, em que a sociedade foi se desenvolvendo e com ela as suas necessidades de moradia e de se locomover, encartando caminhos para se chegar mais rápido a um determinado, foram criadas as pontes, edifícios, projetos estes conhecidos como projetos civis. Os profissionais desta área (engenheiros) aplicam as ciências físicas e matemáticas a busca por grandes soluções para determinados problemas ou no aperfeiçoamento e desenvolvimento de soluções que já existem, tornando-a mais moderna e eficaz. Por isto é sempre bom que os engenheiros estejam atualizados e acompanhem o avanço e desenvolvimento da sociedade em si, o que vai resultar para esses profissionais uma constante aprendizagem de novas matérias ao longo de toda a sua carreira, mantendo-se sempre a par do que acontece ao seu redor.Se existirem opções múltiplas, os engenheiros pesam as diferentes escolhas de projeto com base nos seus méritos e escolhem a solução que melhor corresponda aos requisitos. A única tarefa do engenheiro é identificar, compreender e interpretar os constrangimentos de um projeto, de modo a produzir o resultado esperado. Normalmente, não basta construir um produto tecnicamente bem sucedido, tem a necessidade também de responda a outros requisitos.

Os engenheiros irão tentar prever os seus projetos, se irão comportar bem em relação às suas especificações, antes de ser iniciada a produção. Para isso, irão empregar, entre outros:protótipos, simulações e maquetes, testes vão ser realizados tanto os testes não destrutivos quanto os testes de esforços, testar assegura que o produto irá comportar-se de acordo com o esperado.

Os engenheiros tem que levar tudo a sério e com responsabilidade as suas tarefas e mais do que isto a sua profissão, e em produzir os seus projetos de maneira que comportem e assegurem o esperado e que não causem danos ou males não intencionados a sociedade. Os engenheiros incluem uma margem de segurança nos seus projetos que reduzem os riscos de falhas inesperadas, mais, quanto maior a margem de segurança nos seus projetos, menos eficiente se poderá tornar o seu projeto. A engenharia se preocupa e se ocupa do estado dos produtos falhados. O seu envolvimento e a sua aplicação é muito importante para corrigir certas falhas e para prevenir alguns defeitos que podem levar a certos desastres, como colapso de pontes ou até mesmo a queda de um avião, onde uma análise cuidadosa é necessária para descobrir as causas das falhas ocorridas. Este estudo poderá ajudar o projetista a avaliar o seu projeto com base em condições reais ocorridas no passado com projetos semelhantes, enfim a engenharia é um campo muito vasto, interessante e fantástico em que o engenheiro deve se dedicar em aprender e se aperfeiçoar a cada dia, é uma escolha que fazemos e é uma vida que vivemos de nos aprofundarmos cada vez mais nesta matéria, ela é uma matéria ampla que tem varias outras ramificações, como engenharia civil, engenharia da produção, engenharia da eletricidade, engenharia da computação e outras, basta você se encaixar em um desses perfis que combina com você e que você goste para então começar a se dedicar a ela, se aprofundar mais e se especializar, pois é uma matéria que não tem fim, está sempre mudando, se atualizando e você tem que acompanhar para não ficar ultrapassado, parado no tempo.

Adicione um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *