Dicas de Manutenção de Instalação Elétrica de Casa

Trabalhar com eletricidade é muito perigoso, mesmo seja que seja residencial (baixa tensão), pois a mesma pode vir a causar o óbito, por isto é aconselhável ao profissional que desligue a energia no quadro de distribuição antes de começar a fazer o serviço na parte elétrica. A energia hoje em dia é fundamental em nossas vidas, não que; nós não sobreviveríamos sem ela, mais ela vem suprindo as nossas necessidades em relação à nossa segurança, na realização dos nossos afazeres e outros por menores, como o simples fato de ligar e desligar uma lâmpada.

Dicas de Manutenção de Instalação Elétrica de Casa

Dicas de Manutenção de Instalação Elétrica de Casa

Perigo

Fique a tento ao realizar estas tarefas com relação á parte elétrica de sua casa, justamente por causa de choques, cuidado com fios desencapados eles podem vir causar curto-circuito, causando danos aos aparelhos elétricos de sua casa e até mesmo favorecendo um futuro incêndio. Portanto, se por ventura você se deparar com alguns destes problemas, fios desencapados, cheiro de queimado, picos de energia, um valor alto em sua conta de energia. Fique atento! Pois, a sua instalação elétrica pode estar com algum problema.

Dicas de Manutenção de Instalação Elétrica de Casa

Dicas de Manutenção de Instalação Elétrica de Casa

Quando isto ocorrer, procure um profissional no ramo, que já conhece o assunto; faça os devidos consertos que devem ser analisados e consertados; se preciso for, faça uma manutenção preventiva vez ou outra para uma simples averiguação de algum tipo de reparo pequeno, deste modo você pode prever antes do tempo um futuro problema oriunda de um possível curto-circuito, verifique, por exemplo, as tomadas, os interruptores, os djuntores e outros por menores que podem acabar danificar a sua rede elétrica.

Dicas

Hoje em dia nós podemos encontrar no mercado um dispositivo de proteção muito bom para estarmos colocando em nossa obra, é o famoso (DR), Diferencial Residual. Este dispositivo tem por finalidade proteger tanto as pessoas, quanto os animais de levar um choque. Isto acontece porque o dispositivo detecta uma eventual fuga de corrente elétrica e desliga automaticamente o seu circuito.

Também outro dispositivo importantíssimo em uma instalação elétrica e que muitos não dão devida atenção à sua instalação é com relação ao aterramento e que por sua vez deve ser muito bem feito. Verifique a bitola dos cabos elétricos, se estão em boas condições e se de fato elas são especificas para aquele determinado tipo de serviço, a bitola deve seguir as regras (normas) estabelecidas pela ABNT – NBR-5410. Evite fazer gambiarras elétricas em sua residência ou se quer um simples improviso, isto pode causar um curto-circuito ou ainda um aumento a mais em sua conta no final do mês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *