Concreto

Quando falamos em obras imaginamos um terreno cheio de materiais espalhados por todo lugar, como: madeiras, areia, brita, cimento, terra, cal e outros tipos de materiais que podemos imaginar em uma construção. Que tal aprofundarmos um pouco mais nesta história, nós vamos ver que parece um mundo mágico, cheio de sonhos, ideias e porque não fantasias, fantasias e sonhos que podem se tornar realidade. Quando falamos em obras, falamos em construção, construção de casa, apartamento, loja etc. É algo fantástico!

Preparo

Não é só um monte de materiais espalhados pelo chão, é o início de tudo, aonde tudo começa, para alguns e diria ainda mais para muitos é uma vida nova, um passo a mais, que muitos gostariam de dar. Mais para isto temos que dar o primeiro passo, a aquisição de um terreno. De posse deste terreno começamos a nossa tão sonhada obra. Vamos falar um pouco do concreto que é essencial para uma obra, uma obra (construção) passa por vários processos, mas nós vamos falar aqui do concreto; além dos outros processos que tem até chegarmos a etapa final que é a obra toda acabada e bonita.

Nivelamento

Quando a vemos toda acabada e terminada, nem imaginamos a bagunça que faz e o trabalho que dá. Então vamos começar? Sim. Falamos do concreto, mais o que significa o concreto e para que sirva, nada mais é que a mistura de cimento, areia, brita e água que são usados na fundação de uma construção de uma casa, edifício. É usados em colunas, vigas, sapatas, contrapisos, etc. É uma mistura simples, usada mais em construções pequenas, feito manualmente. Existe outro tipo de concreto que não é tão cansativo e com uma grande qualidade em seu processo, este vem em caminhões vasculantes.

Textura do Concreto

Usado em obras pequenas também, vai do gosto do proprietário, mais é usado em grandes construções que requer mais agilidade no serviço, este concreto é uma mistura composta de: cimento brita, areia, água + aditivo e adições que pode variar apenas na quantidade de cada um dos itens citados, isto vai ser conforme a proporção de concreto utilizado na obra.

Este Concreto Passa por um Rigoroso Teste de Qualidade

1- Ele é testado em laboratório, depois de testado, os materiais utilizados para a mistura do concreto são estocados em baias ideais para cada produto, garantindo sua integridade e evitando sua contaminação ao meio ambiente.

2- Os materiais separados são pesados e transportados por esteira até o ponto de carga, onde são inseridos no balão da betoneira. A água, o cimento e os aditivos são colocados neste momento, todo este processo é automatizado e controlado na sala de comando.

3- Depois de carregado os caminhões betoneiras eles seguem para o dosador externo, onde o concreto é misturado por aproximadamente dez minutos com areia e brita, sendo ele observado pelo motorista. Neste momento pode ser adicionado alguns produtos para a produção de concretos especiais, como gelo, que é utilizado em concretos com temperatura controlada.

4- A betoneira é lacrada na portaria para ser entregue ao cliente.

5- A cada vinte metro cúbico de concreto produzidos pelas centrais é feita a coleta para análise em laboratório. A norma do setor prevê a analise a cada cinquenta metros cúbicos. As amostras são retiradas e etiquetadas com códigos de barras, garantindo assim a sua rastreabilidade.

Qualidade dos Materiais

Essa amostra nós a denominamos de CORPO DE PROVA, eles são testados com sete e vinte e oito dias de idade, para ver a qualidade e resistência. Como foi dito também ele é usado em obras de pequeno porte, com uma grande excelência no atendimento ao consumidor final. A grande vantagem é que a entrega deste concreto é completo, o que simplifica a vida do proprietário da obra e que não precisa comprar cada material separadamente para virar o concreto na obra, com isto se ganha tempo na execução da obra e permite a racionalização do uso de materiais, como mão de obra e espaço físico, reduzindo o custo final da construção e evitando eventuais desperdícios e com uma qualidade de serviço bem melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *