Calçada

Parece que é muito simples a construção de uma calçada, mais não é, a calçada pode ser feita conforme você desejar, você pode fazê-la com pisos antiderrapantes, pedras e outros acessórios que vão deixar a sua calçada diferente das demais, mais bonita, mais moderna, elegante, com um estilo que combina com a fachada de sua casa deixando tanto a sua casa como a calçada mais atraente aos seus olhos e aos de quem passam por ela. Para construir uma calçada existem normas e regras que devem ser obedecidas, pois, se trata de algo publico, apesar de estar em frente á nossa casa, ela não nos pertence, por isto, a preocupação em obedecer tais regras e normas.

É um local destinado ao publico, melhor dizendo aos pedestres que transitam pela rua, ela ajuda e muito a evitar certos tipos de acidentes com motos, carros e outros veículos que passam pelas ruas, infelizmente algumas pessoas não respeitam este espaço e preferem andar nas ruas, dividindo o espaço com os carros e deixando a desejar a sua segurança física e até mesmo colocando em risco a sua própria vida para satisfazer o seu próprio ego. Para melhor organizar este espaço de sua calçada, você pode seguir um padrão arquitetônico que divide a sua calçada em faixas, dependendo da largura dela, as calçadas com até dois metros, por exemplo, podem ser divididas em 02 faixas distintas uma da outra, por textura ou cor e as que tiverem mais de 02 metros, podem ser divididas em 03 faixas também distintas.

Parece meio obsoleto, mais não é você vai ver como fica bonita e bem distribuída, ao invés de apenas um espaço vazio em frente á sua casa.

A 1ª faixa dê serviço são para a plantação de árvores, rampas de acesso para veículos ou até mesmo para os portadores de deficiência física, poste de iluminação e outros como telefone publicam caixa de correio e lixeiras.

Já a 2ª é feita para a circulação de pedestres, por isto, ela deve estar livre de quaisquer tipos de desníveis ou algum tipo de obstáculos que possa ter, e deve possuir uma superfície regular, consistente e antiderrapante para evitar acidentes com quedas de pessoas em caso de chuva ou até mesmo quando você estiver lavando a calçada, tiver uma largura de no mínimo 1,20m, ser bem construída, sem buracos ou altos e baixos.

A 3ª faixa se trata da entrada de sua casa, é o espaço pelo qual é destinado para você passar com o carro, um lugar que pode consistir em uma vegetação para incrementar o lugar, rampas e toldos, é uma faixa de apoio para que você possa adentrar á sua residência, por isto, esta faixa deve estar livre no centro da calçada, esta faixa deve acompanhar a inclinação da rua e não ter uma inclinação transversal que seja maior que 2% da inclinação da rua. Caso a sua calçada tenha menos que 1,20m é preciso que você vá á um responsável da prefeitura e informe sobre o que pode ser feito na sua calçada, se a sua rua for inclina com decline ou aclive, a calçada deve seguir o mesmo sentido da rua, o ideal aí é colocar um piso antiderrapante, ou um material que não seja escorregadio quando molhado, principalmente por causa da inclinação que a torna mais perigosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *