Arrimo

Arrimo ou simplesmente muro de arrimo, é muito importante para terrenos com declive ou aclive, são terrenos que tem esse tipo de imperfeições e que se você souber trabalhar em cima dessas imperfeições poderá torná-lo muito valorizado. É só planejar bem a sua construção na hora de fazer.

Para isto será necessário nivelar o seu terreno, ou seja, fazer um aterro no local, só que você precisará antes de tudo fazer um muro de arrimo para depois começar a aterrar, este muro tem que ser bem reforçado para sustentar todo o peso da terra. O muro pode ser construído com concreto, bloco de concreto ou cerâmico, ou até mesmo com pedras, o importante é que seja tudo bem calculado e planejado na ora de fazer para não venha ocorrer nenhum tipo de deslizamento de terra.

Depois de feito o muro de arrimo e feito o aterramento, você pode dar inicio a sua casa ou outro de tipo de construção que seja, é bom colocar junto ao muro de arrimo um sistema de drenagem, isto é feito com drenos que leva a água para as laterais do muro, ou atravessar o muro, isto é opcional, ou se preferir pode deixar para que o engenheiro resolva é até melhor já que ele tem uma grande experiência neste ramo. O dreno serve para escoar as águas da chuva e não penetrar na terra fazendo com que ela fique pesada e venha a estourar o muro de arrimo, é importante haver uma camada de brita entre a terra e os drenos para evitar que a tração neutra da água transforme as pequenas partículas de terra para os drenos, pois, isto com o tempo podem entupir perdendo assim a sua função e a pressão sobre o muro aumente,é bom que você também impermeabilize a parte de trás do muro para que não dê infiltração, principalmente se este muro for ficar como parte de um cômodo de sua casa.

É muito comum às pessoas usarem está parte do muro como garagem, se for um aclive ou outro cômodo da casa se for um declive, como: sala, cozinha, quarto ou até mesmo como uma lavanderia, caso você tenha um terreno assim, busque auxilio com um engenheiro ou arquiteto para que eles possam dar mais ideias para você, com isto você fará uma grande casa bonita e sofisticada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *