Areia

A areia é um componente muito utilizado em uma construção, é um material de origem mineral finamente que é dividido em grânulos, composta de dióxido de silício, basicamente com 0,063 a 2 mm, ela forma a superfície da Terra pela fragmentação das rochas por erosão, isto se dá pela ação do vento ou da água, através de processos de sedimentações pode ser transformada em arenito.

Esta por sua vez é utilizada nas obras de engenharia como já foi dito anteriormente, como aterros, execução de argamassas para assentamentos de lajotas e tijolos, reboques, concretos e também na fabricação de vidros. A areia varia de tamanho (areia muito fina, areia fina, média e areia grossa) isto vai influenciar muito no tipo de serviço em que vai ser empregada como componentes. Segundo a NBR 7211/83 a areia se divide em:

– areia muito fina: entre 0,15mm e 0,6mm

– areia fina: entre 0,6mm e 1,2mm

– areia média: entre 1,2mm e 2,4mm e

– areia grossa: que é entre 2,4mm e 4,8mm

Ela é utilizada em fabricada de tijolos como aditivos á mistura de argila para a fabricação de tijolos, a areia é muito utilizada também na mistura com tinta para criar um acabamento texturizado para paredes e tetos ou em superfícies não escorregadia ao chão, enfim ela é muito utilizada para diversos fins e de grande importância para nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *