Telhado
|O primeiro passo para construir o seu telhado é fazer empenas (oitões) sobre a laje, para dar caimento ao telhado. Você também pode optar por não fazer a laje, algumas pessoas aderem a este tipo de construção por querem ou por motivos financeiros. Neste caso as paredes da casa já devem subir direto até a altura do telhado e já fazendo o empeno para o mesmo.
O caimento do telhado depende do tipo de telha que você vai usar. Mas, a altura da empena, ou seja, o oitão vai depender muito da altura da caixa d’água que você vai colocar de baixo do telhado mais um espaço que deve ficar para que você possa locomover a tampa da caixa d’água para poder limpá-la.Existe os telhados de telhas romanas, brasilites e outras telhas que você pode utilizar para fazer o seu telhado de qualquer forma você deverá fazer o empeno para quando chover a água possa escorrer para fora do telhado evitando assim uma umidade.
As telhas de barro, tem uma diferença que gasta mais madeira (caibro, ripa, prego, peça e a vista para dar o acabamento e definir o telhado assim como também as cumeeiras e as paulistinhas), são ótimas e proporcionam um excelente visual em sua obra.
já as telhas de concreto, amianto vão gastar as peças, paulistinhas e as cumeeiras e as vista caso você opte por colocá-la. A telha de concreto hoje em dia você pode escolher, pois, têm de várias cores, entre elas as cores escuras e as claras, o bom das cores claras é que elas diminuem o calor e aumentam o conforto dentro de casa dando uma sensação de mais amplitude e claridade, pois, elas refletem mais a luz do sol.
Entendendo a estrutura de um telhado
Sempre é bom entendermos melhor sobre o que estamos fazendo ou o que iremos realizar em nossa obra, deste modo teremos conhecimento e controle sobre os tipos de materiais que são gastos na obra e como esta o seu andamento.
Vamos conhecer melhor um pouco das partes que compõe um telhado:
Tesoura: a tesoura é a base do seu telhado, ou seja, ela apoia toda a estrutura do telhado, os tipos de tesoura também variam de acordo com o projeto de cada cobertura e suas dimensões. A tesoura precisa ficar centralizada e encaixada perfeitamente entre a empena e a linha para que o serviço fique bom.
Terças:- elas são utilizadas apoiando-se nas tesouras, de modo venha sustentar os caibros, as cumeeiras, assim como também a paralela.
Ripas e caibros:- estes itens são postos na posição perpendicular ás terças, e recebe uma inclinação conforme o caimento da cobertura (telhado), os caibros servem para sustentar as ripas, nos quais elas são pregadas sobre os caibros.
Empena ou oitão:- a empena ou oitão, como são comumente conhecidos, é a parte lateral do telhado, onde fica as cumeeiras.
Água:- é o aspecto que define o tipo de telhado que será feito, como sendo uma, duas ou três águas, também recebe uma inclinação que deve ser adequada para o escoamento das águas das chuvas.
Água furtada:- local onde se encontra as águas das chuvas que descem do telhado, esta parte é mais conhecida como calha.
Cumeeira:- ela é utilizada na parte onde se encontra uma parte do telhado com a outra parte, é a parte mais alta dele.
Beiral:- ela é a sobra do telhado, como se fosse um telhadinho, protegendo as paredes para que não escorra as águas das chuvas diretamente pelas paredes.
Espião:- ele é semelhante as cumeeiras, a distinção se dá de uma para com o outra é que, a cumeeira fica na posição horizontal, enquanto o espião fica inclinado.
Testeira:- a testeira já é o acabamento do telhado, ela fica abaixo das telhas, escondendo as ripas e os caibros.
Modelo de Telhados
São vários os tipos de telhados que podemos estarmos escolhendo para confecção do telhado de nossa casa ou outro imóvel que seja.
E por esta grande diversificação em meio ao mundo da construção civil, fica fácil escolhermos um modelo de telhado que se adeque melhor ao nosso estilo de construção (design), como também ao nosso bom gosto. Afinal de contas não ficaremos presos a um só modelo de telhado, pelo contrário, temos esta grande gama a nossa disposição para estarmos escolhendo.
Embora o telhado seja item importantíssimo na construção de uma casa, para protegê-la dos intempéries da natureza, ele também serve para agregar mais valor ao seu imóvel, quando o assunto é design, isto porque a cobertura de sua obra vai complementá-la, deixando-a com uma aparência moderna e sofisticada.
É importante salientar que, o que vai determinar a caída do telhado é o tipo de telha que você escolheu para a confecção do mesmo. sendo um telhado de madeira, por exemplo ele pode ter uma inclinação de uns 30% no seu caimento.
Os modelos variam entre os telhados de uma água, duas águas, três águas, quatro águas, aparente em L, sobreposto (telhado sobre telhado), borboleta/invertido, curvo e vários outros modelos, que vão deixar o visual do seu telhado e de sua casa com aparência super moderna e atraente.