Terreno

Para construir uma casa é preciso primeiramente, antes de qualquer coisa, de um terreno, verificar quando você estiver fazendo o negócio para a aquisição do terreno, se o mesmo está legalizado em cartório. Se não existe nenhum documento em atraso. É importante verificar no Cartório de Registro de Imóveis se existem pendências de documentação do terreno a ser adquirido, lá você encontra todas as informações sobre o terreno. È interessante também comparecer à prefeitura e checar se existe algum projeto para a localidade do terreno e qual o código de edificações do logradouro.

 Após a transação feita e o terreno já estiver em seu nome, verificar se de fato ele saiu com a documentação que prova que o terreno é seu. Caso você não a obteve, procure a Secretária Municipal de Urbanismo na região Administrativa mais próxima de você para confirmar. Depois, podemos dar início á obra, comece por limpar o terreno, confira se de fato o terreno é mesmo o seu para não construir em terreno errado, caso tenha outro ao seu lado, observe aonde você irá construir a sua casa. Estude bem o lugar da construção para ganhar mais espaço no terreno, verifique as medidas se estão corretas, se tem ruas de acesso, rede de luz e de água com esgoto.

Tudo isto é bom observar na hora da compra, como também na hora da construção, pois, no caso da água você vai precisar dela desde o início da obra, procure ver se tem risco de desabamento, se tem risco de enchente e se o solo do terreno é fraco ou não, se tem declínio ou se é um terreno plano. Você pode evitar grandes gastos no futuro, o ideal seria que o terreno fosse plano para melhor aproveitá-lo e ganhar com isto, mais se não for o caso, não se preocupe com isto há jeito para tudo, planeje bem a sua construção, baseado no terreno que você tem.

Para começar a construir no seu terreno, você primeiro precisa fazer o nivelamento do seu terreno onde vai ser construída a sua casa. A seguir é preciso fazer cavaletes, ou seja, um gabarito ou uma tabeira para marcar a posição da casa no terreno. Fazendo isto, você deverá conferir se está tudo no esquadro e no nível, tenha muita atenção nesta hora, pois, esta é uma etapa fundamental para a construção da sua casa, é este gabarito que vai garantir a construção das paredes na posição correta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *