Parafuso

É um dos materiais de construções que muitas das vezes nós nem nos lembramos dele, pelo seu tamanho e pela sua simplicidade, achamos que ele não tem muito valor para uma construção, mais nos encanamos radicalmente, pois, assim como o prego, rebites e outros materiais tem sua importância dentro da construção, cada qual exerce um tipo de papel neste ramo e tem a sua finalidade.

Os parafusos são materiais de fixação, são utilizados na união não permanentes de algumas peças, peças essas que podem ser montadas e desmontadas com mais facilidade, são muito utilizados para apertar as dobradiças das portas, nas janelas, nos espelhos que revestem as tomadas e interruptores e outros.

Eles se diferenciam pelo seu formato, sua cabeça, a rosca que o compõe como também a sua haste e o tipo de acionamento ao qual vai ser utilizado, mais em geral o parafuso é composta de duas partes cabeça e corpo, o seu corpo pode ser cilíndrico ou cônico, pode ser totalmente com rosca ou somente parcialmente com rosca, já a cabeça também tem vários formatos, como há parafusos sem cabeça.

São essas diferenças que vão determinar quais são as suas funções e para que sirvam. Tem os parafusos passantes: que servem para atravessar de um lado para o outro da peça para unir uma na outra, é utilizado para fixar peças de madeira junto á parede para fazer o telhado juntamente com o auxilio de porcas e arruelas.

– Tem os parafusos não passantes: o próprio nome já diz, são parafusos que não ultrapassam a peça ou o local que vai ser parafusado.

– Tem o parafuso de pressão: que é fixada por meio de pressão, a pressão é exercido pela ponta dos parafusos nas peças. E outros tipos de parafusos que existem como: parafusos prisioneiros, parafusos borboleta, parafuso sextavado, parafuso para madeira e muitos outros cada qual com uma função designada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *