Laje

A laje aumenta muito o valor do imóvel, o conforto e sem falar na segurança da sua casa e de todos que nela habitam. A laje pré- fabricada é a mais simples de fazer, pois, é composta de vigotas (encontrada com comprimentos de até 5m) e lajotas, ou seja, tavelas que já vem junto com os trilhos.

Se o vão a ser vencido for menor  do que 3,60m, é bom você escorar as vigotas com linha de pontaletes, se o vão for maior do que 3,60m a 5m, então será preciso escorar as vigotas com duas linhas de pontaletes. Essas linhas de escoramento devem ser um pouco mais altas que a altura das paredes, formando as contra flechas recomendadas pelo fabricante.

As tavelas também servem de guia para você medir a distancia de uma vigota para outra, as vigotas devem estar apoiadas na parede ou de preferência em uma viga de concreto (cinta de amarração) que se passa ao redor da casa quando já está no ponto de laje por medida de segurança, para evitar vibrações e trincas nas paredes e lajes, pois, as vigotas podem ser embutidas na cinta de segurança reforçando ainda mais a sua laje. Posteriormente coloca se as malhas de aço por cima da laje distribuem os conduites que serão usados na parte elétrica futuramente. Você precisa manter a laje úmida durante sete dias pelo menos, isto evita dar rachaduras na laje também é preciso verificar a vibração do concreto para não dar bolhas de ar no meio do concreto ou um espaço vazio, oco, sem  concreto, por isto a necessidade de vibrar o concreto.

Você também pode pegar os sacos de cimento e cal vazio que tiver desocupado para colocar em cima da laje depois de concreta da, aí você molha com a água durante os 7dias após ter concretado a laje, que os sacos molhados vão conservar ela úmida por mais tempo evitando assim as trincas. Lembre-se também que os escoramentos não devem ser tirados antes de 28 dias, este prazo poderá ser diminuído conforme o tipo de concreto que você utilizar e o vão da laje.

Após a colocação e o escoramento das vigotas, coloque as caixas de luz também para a ligação elétrica. Depois, coloque as tabuas ao redor da laje que vai servir de fôrma para a realização do concreto para que o mesmo não caia para fora da laje ou fique desigual, a espessura da capa do concreto  também deve obedecer  as instruções do fabricante da laje, antes de concretar a laje,  molhe  todas as vigotas e tavelas já montadas para depois começar a concretar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *