Instalação Hidráulica e Esgoto

A tubulação de água nesta fase da construção também é muito importante, melhor dizendo tudo que se refere a construção é importantíssimo, você não pode esquecer nada até mesmo por motivo de segurança (caso de trincas,desabamentos, etc.) por isto temos que ter muita atenção quando vamos construir uma casa ou outra construção que seja.

Neste caso, se trata da tubulação de água e esgoto (chamamos de sistema hidráulico) é uma parte da construção que se você ou o pedreiro que estiver trabalhando para você não souber fazer o serviço, então é melhor chamar um encanador, alguém mais experiente no assunto para fazer o serviço, pois, parece fácil mais não é. Pode ocorrer de você fazer o serviço ou terceiros e ocorrer vazamentos depois, o pior é que as vezes você vai perceber isto só mais tarde depois da obra acabada, daí o prejuízo é maior porque tem que quebrar a parede ou o piso da parede para corrigir o problema para não ficar dando infiltração.

O primeiro passo depois que você arrumou alguém para fazer a parte hidráulica para você é montar o cavalete para a ligação do medidor de água. As lojas de construção têm cavaletes prontos para vender. Em seguida coloque a caixa d’água no ponto mais alto da casa e ligue um cano do cavalete até a caixa d’água. Não se esqueça de colocar uma boia com registro, uma saída de água para limpeza e um ladrão na caixa d’água, desça com a tubulação que vai levar a água para a cozinha, o tanque e o banheiro, lembre-se de colocar um registro na saída desta tubulação, o registro serve para certos tipos de emergência em que você precise fechar a água para algum tipo de reparo ou manutenção nas válvulas de descarga, do vaso ou torneiras do lavatório, além do registro de emergência (registro gaveta, tem o do chuveiro que é o registro de pressão) para abrir e fechar o chuveiro.

O cano que você puxou para a caixa d’água, também servirá para o restante da casa, é só colocar um Tê distribuindo e separando a água da rua e da caixa d’água assim você terá duas opções de água a da rua e a da caixa. O vaso sanitário é ligado com um tubo de 100 mm á caixa de inspeção, o ralo sanfonado do chuveiro, o tanque, a pia e o lavatório são ligados com um tubo de 40mmaté o telhado, a saída da caixa de inspeção para a fossa séptica também é feito com um tubo de 100 mm para evitar entupimentos.

Esta caixa de inspeção deve descartar as águas tanto do lavatório, chuveiro, vaso sanitário para uma caixa aparte denominado de fossa séptica que irá soltar na rede de esgoto de sua rua. Se a sua rua não tiver rede de esgoto, você precisará fazer uma fossa séptica com sumidouro no local mais baixo do seu terreno e mais afastado da casa, mais isto acontece mais em zonas rurais.

A pia deve ter uma altura de 90 cm do chão, marque a parede nessa altura e picote na linha onde a pia ficará fixada, depois para facilitar seu trabalho, você pode fazer uma mureta de alvenaria para apoiar a pia. Esta mureta tem esquadrejá-la também para não sair torta, então coloque a massa e fixe a bancada no local onde picotou sendo apoiado por um escoramento, depois você pode fazer o acabamento da mureta do seu gosto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *