Engenharia e Construção

A engenharia tem um papel muito importante junto à construção civil, pois cabe a ela um planejamento de estudos e analisando o local, as leis, as normas regulamentadas e os interesses do cliente. É a partir de varias informações que se começa a formar diversas idéias por intermédios de projetos, que tem como o objetivo detalhar o maior numero de informações possíveis antes de se começar a construir. O tempo gasto com o planejamento do projeto é bem menor em relação à construção, pois numa obra há possíveis quebras e retrabalhos, por isso a grande importância de que os profissionais orientam e acompanham a obra garantindo que tudo saia como previsto.

Existem vários tipos de projetos para executar bem uma construção como:

Projeto Arquitetônico – É um projeto que representa um importante documento para a realização de uma construção, visando atender as necessidades das pessoas que irão desfrutar desse ambiente, promovendo mais conforto e garantindo mais harmonia dos espaços, com circulações adequadas e comodidade para o usuário. Ele deve também mostrar cada detalhe da obra através de cortes e fachada, e servi de base para todos os outros projetos.

Projeto Hidro-Sanitário – Dimensionamento correto de tubulações, garantindo vazão e pressão para cada tipo de aparelho sanitário. Determinação da passagem dos encanamentos e registros, evitando problemas nas tubulações, possibilitando ao executor saber exatamente os locais de passagem dos tubos de quedas, rede água, colunas de ventilação, caixas sanfonadas e os demais itens. Detalhar os pontos exatos de alimentação de água para instalação de pias, lavatórios e de tudo que direciona a hidro-sanitário.

Projeto Elétrico – Direcionam ao correto circuitos de disjuntores e entradas de energia como fiação, etc. Determinação exata dos pontos elétricos e telefônicos, circuitos de iluminação e tomadas, ar condicionado e chuveiro. E com esse projeto pode-se elaborar um projeto para sistema de alarme, interfone e outros.

Projeto Preventivo de Incêndio – Tem o objetivo de proteger as pessoas quando houver algum risco de incêndio e para isso deve-se verificar o tipo de construção e dimensionar um sistema preventivo de incêndio Hidrante, extintores ou sprinckers para serem usados na presença de um incêndio. E deve ser estudado um projeto de saídas, sinalizações e iluminação de emergência, necessário em caso de fuga em situações de risco.

 

Projeto Estrutural – é responsável por dimensionar corretamente a estrutura da construção começando pela fundação, partindo das vigas, pilares e lajes. Determina adequadamente o volume de aço e concreto para a construção de acordo com o tipo de solo e as características das obras. O projeto estrutural traz uma grande economia na obra, pois o concreto e o aço são insumos que apresentam um alto custo na construção civil, e além de tudo garante uma solidez na edificação, evitando situações de risco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *