Construções Metálicas

O uso do aço na construção civil tem aumentado bastante nos últimos tempos, a utilização de estruturas metálicas na construção civil nos dias atuais, o aço tem proporcionados aos arquitetos, engenheiros e todos os envolvidos na área de construção um grande avanço, são soluções arrojadas, eficientes e de altíssima qualidade.

A arquitetura em aço sempre este ligada á modernidade, a uma inovação que pudesse trazer o aço á vista de todos como uma obra de arte, de maneira que pudesse satisfazer tanto o gosto das pessoas como a segurança, o bem estar e a comodidade e o requinte. Mas, as vantagens que temos do aço na utilização do sistema construtivo vão muito longe, do que uma simples linguagem estética. Implica muito em redução de tempo de serviço, racionalização no uso de matérias e na mão de obra propriamente dita e o aumento da produtividade, este fatores deram um grande enfoque para este tipo de construções e um grande sucesso de qualquer tipo de empreendimento.

Essas são as características que transformaram a construção civil no maior mercado para os produtores de aço no exterior, agora começa a ser vista agora também por nós brasileiros, buscando incentivar este mercado e colocar o Brasil e no mesmo patamar de desenvolvimento tecnológico de outros países. O sistema construtivo de aço apresenta inúmeras vantagens significativas no sistema construtivo (liberdade no processo arquitetônico, maior área útil, flexibilidade, compatibilidade com outros materiais, menor prazo de execução, alivio de cargas nas fundações, garantia de qualidade, antecipação do ganho, preservação do meio ambiente e outras vantagens que se pode ter, bem como redução de custo e materiais de revestimento para o acabamento).

A estrutura metálica aparente ou revestida, este é o primeiro passo que o arquiteto deve tomar ao trabalhar com a estrutura de aço, ao contrario do que muitos pensam a maior parte das construções em aço são feitas em aço revestido, isto gera uma grande economia na parte da pintura, como também oferece mais segurança contra incêndios. O que nos importa mais no caso da construção é mais a qualidade e segurança do que propriamente a estética em si, claro que não vamos deixá-la de lado porque ela também nos acompanha no nosso dia a dia.

É necessário neste caso um detalhamento no projeto estrutural que leva em conta os projetos de ligação elétrica, hidráulico como água e esgoto, algumas medidas são tomadas na etapa do projeto como fabricação e montagem da estrutura para levar a uma melhora na montagem e na resistência á corrosão, evitando poças de água e algum tio de material que possa se decompor com o tempo. Prever furos de drenagem, permitir a circulação de ar por todas as faces para garantir melhor a secagem do aço, garantir o espaço suficiente para a transição de manutenção e pintura e evitar o contato com outros tipos de metal enferrujado para não transmitir corrosão para o aço.

Uma parte muito importante é a parte do projeto de ligação, ou seja, é o sistema de ligação a ser adotado entre os elementos que compõem as estruturas metálicas, como:- vigas, pilares e contraventamentos é fundamental que os componentes de ligação (chapas, parafusos, arruelas, soldas,etc.)  apresentam estrutura mecânica compatível com aço que está sendo utilizado na obra.Você também tem uma grande flexibilidade na escolha tanto da laje quanto das paredes, de maneira geral podemos utilizar todas as alternativas de fechamento que o mercado nos oferecem desde a mais conveniais até a mais inovadoras, isto vai depender da escolha do arquiteto.

A laje pode ser de concreto moldado,pré fabricada, pré-laje de concreto e outras, também com as paredes acontece o mesmo que as lajes tem uma grande diversidade de materiais de vedação (tijolos,de barros, blocos de cerâmicas e blocos de concretos) e os e demais componentes hidráulicos que são usados e os materiais de acabamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *