Compensado

É um tipo de madeira feita de finas placas de retos de madeira, também é conhecido por contraplacado, essas camadas são postas umas sobre as outras em que cada com seu grão perpendicular as camadas adjacentes, com isto o compensado ganha mais resistência e força. As suas dobras são ligadas com calor e pressão em que a cola que é utilizada é muito forte, geralmente é usada a resina fenólica, fazendo da madeira compensada um material composto, uma das grandes razões pela qual o compensado é procurado no mercado em vez da madeira lisa é a sua resistência que se tem ao rachamento e ao encolhimento, a sua força, ele substitui muitos outros tio de madeira com relação à construção exatamente por apresentar estas qualidades.

O compensado é uma madeira de reflorestamento, mais um motivo para optarmos por este tipo de madeira que não agride o meio ambiente, pelo contrario ela vai preservar o meio em que vivemos. Existem vários tipos de compensado que você pode estar escolhendo:

Laminados: são várias lâminas de madeira com a mesma espessura que são colocadas em camadas uma sobre as outras.

– Laminado e folheado: são feita da mesma forma que o compensado laminado, esta porém recebe como acabamento final de suas superfícies uma pequena folha fina de madeira (cerejeira, mogno e outras).

– Sarrafeado: São cortados diversos sarrafos de madeira, da mesma espessura e largura que por sua vez são postos lado a lado, com isto eles formam uma chapa e os veios da madeira são colocados todos na mesma direção.

– Sarrafeado laminado: são feitos da mesma forma que o compensado citado anteriormente com uma diferença, ele recebe um acabamento final em sua superfície que é uma pequena folha fina de madeira, esta é diferente que a outra que foi utilizada na confecção das lâminas internas.

Existem outros tipos de compensado como, por exemplo: os de plastificados, compensado branco, fenólico, de pinos antiderrapante, de pinos super-resinado. São compensados muito usados nas construções tanto para cercar onde está sendo a construção, como são feito as caixas dos pilares e vigas, como também algumas estruturas como um quartinho para guardar materiais os matérias de construção; inchada, pá, martelo, etc. O compensado tem várias funções tanto nas construções como em outro lugar, algumas pessoas os usam para cercar um terreno, outras para confecções de caixotes para ferramentas e por aí vai.

A placa de compensado plastificada, por exemplo, é muito usada para fazer formas para concreto de uso externo e tem um alto índice de aproveitamento do concreto, inclusive quando se trata de um serviço aparente. Já o compensado resinado, tem uma durabilidade e um desempenho de aproximadamente de uns seis meses de reaproveitamento e assim são com os demais tipos de compensado cada qual com uma durabilidade diferente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *