Cal

É muito importante para as indústrias, ela é obtida da decomposição térmica do calcário a 900 ºC. É também conhecido por cal virgem, ou cal viva, o cal é uma substância solida de cor branca. Esta substancia é muito utilizada nas indústrias de construção civil para a constituição de argamassas, que por sua vez são utilizadas para a construção de paredes, muros, reboques e é também utilizado na pintura juntamente com algum corante para dar a cor desejada, ou simplesmente para dar o fundo preparador para então começar a pintura que será definitiva.

Na utilização da argamassa é utilizado pela aderência que trás na massa, ele dá mais liga e consistência na massa, facilitando assim o seu serviço na aplicação tanto do assentamento das lajotas, quanto do reboco. Ele também é de grane utilização nas indústrias cerâmicas, siderúrgicas (onde é obtido o ferro) e farmacêuticas como agente branqueador ou desodorizador.

Já na agricultura, o oxido de cálcio é usado para fazer o hidróxido de cálcio que por sua vez tem a finalidade de controlar a acidez dos solos, na parte da metalurgia ele funciona como extrator, é utilizado para separar a escória do ferro, que contém impurezas, em especial a areia, isto dentro da metalurgia extrativa. Uma boa argamassa deve ser composta por materiais de boa qualidade, o cal sempre foi utilizado como um componente principal na argamassa, há pessoas que aproveitam a terra amarela que também dá uma ótima liga, mais o aconselhável é a utilização do cal que dá uma grande resistência.

Hoje em dia com o uso dos produtos aditivos cada vez mais difundidos no mercado, o cal vai sendo deixado de lado, esquecido em muito dos casos, porém, vale lembra que essa pratica afeta e muito a durabilidade do revestimento. O cal tem uma vantagem que no seu estado fresco ele proporciona maior plasticidade á massa, e com isto maior melhora o trabalho, a qualidade e consequentemente a execução do serviço, a retenção de água também é muito importante no desempenho da argamassa no que diz respeito ao sistema de construção de alvenaria e revestimento.

 Já no estado endurecido, ou seja, depois que a massa seca, ele tem a capacidade de absorver deformações devido ao seu módulo de deformação. Esta propriedade é de grande importância no desempenho da argamassa, que vai acompanhar a movimentação da estrutura em que está sendo construída.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *