Download!Download Point responsive WP Theme for FREE!

Aço

O aço é uma liga metálica formada essencialmente por ferro e carbono (minérios), com porcentagens que vária entre 0,008 e 2,11%, diferencia-se do ferro fundido que também é uma liga de ferro e carbono, só que o teor de carbono é entre 2,11 e 6,67%. O carbono é um material muito usado nas ligas de ferro, porém tem um detalhe ele vai variar com o uso de outros elementos: magnésio, cromo, vanádio e tungstênio, o carbono e os outros elementos químicos agem com o agente de resistência, prevenindo o deslocamento em que um átomo de ferro em uma estrutura cristalina passa para outra.

A diferença entre ferro e aço se dá em que: o aço pela sua ductibilidade é facilmente deformável por forja, laminação e também extrusão, enquanto o ferro fundido é muito frágil. O aço em si pode ser classificado pela sua quantidade de carbono, pela sua composição química, sua constituição microestrutural e quanto a sua aplicação, ou seja, onde ele vai ser aplicado e para quê. A classificação do aço vai variar muito com forme a sua composição química, o aço está presente em todas as partes e em qualquer lugar em que estejamos, ele vai sempre estar presente: nas diversas construções de navios, aviões, casas, pontes, edifícios, galpões metálicos, maquinários, carros, trens, etc. Não importa a sua função desempenhada no mercado referente a construção e qual o papel que ele vai ocupar, por isto, ele é tão importante.

No aço nós temos as fases das ligas á base de ferro, que são:

Austenita, bainita, martensita, cementita, ledeburita, ferrita, perlita e esferoidita.

São fases pela qual o aço passa, em uma metalúrgica, por exemplo, em que o aço é fundido, depois da fusão ele vai dar formato posteriormente a uma peça de trem, navio ou outra peça qualquer  que possa ser usado em construção. Essa peça volta para o forno para uma transformação em que ela vai criar mais resistência em suas propriedades mecânicas dando a ela mais ductibilidade, ela vai passar pela fase citadas a cima conforme a temperatura que for passando, cada processo de transformação tem a sua função, em uma metalúrgica destaca-se a Normalização, a Tempera e o Revindo em que cada qual vai ter um trabalho essencial e fundamental sobre a realização daquela peça para que no futuro ela não venha a quebrar em algum lugar em que esteja sendo usada, por isto, tanto o aço quanto as peças já fundidas passam por uma rigorosa inspeção de qualidade para que isto não venha ocorrer.

Tem os tipos de aço que são: Ferro-carbono (menos de 2,1% de carbono), o aço Inoxidável (é uma liga em crômio, aço ARBL (alta resistência e baixa liga) e aço Rápido (muito rígido, tratado no calor), outros materiais a base de ferro como: Ferro fundido (> que 2,1 % de carbono), o ferro forjado (quase se a presença do carbono) e sem falar no Ferro dúctil.

Adicione um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *